domingo, 29 de abril de 2012

Cuidado com o vão

Desde pequena adoro frases e histórias de impacto! Sabe aquela moral, no finalzinho da história, que te faz rever todo um conceito ou que descreve exatamente o seus sentimentos? Então, adoro!!! E eu juro que em várias situações adotei os "ditos" na minha vida. 

Essa semana escutei um caso que me acalmou e me acolheu. Uma grande amiga voltou da Inglaterra e todas as meninas se reuniram para um lanche (esses encontros simplesmente me renovam e me fazem muito feliz!). Em meio a tantos pães de queijo, gritaria, fofocas, sanduíches e celulares, minha amiga pediu licença para explicar o significado da lembrancinha que ela tinha trazido para cada uma de nós (um imã com o símbolo do metrô de Londres, com a frase "mind the gap"). E eis que a história surgiu no momento mais oportuno da minha vida!

O padre da igreja que ela frequenta na Inglaterra comparou a nossa vida com as linhas do metrô. Estamos sempre indo em uma direção. Algumas vezes mudamos o trajeto, retornamos ao ponto inicial e até paramos na plataforma para decidir qual será o próximo rumo. Podemos ir para o leste e, no meio do caminho, decidir ir pro norte. Podemos desistir de tudo e ficar na plataforma pensando em qual direção seguir. Podemos até nos arriscar e pegar o primeiro metrô sem nem saber o destino final. Não há regras nem caminhos obrigatórios, mas há um único cuidado que devemos tomar: mind the gap (cuidado com o vão).

Nem sempre sabemos para onde estamos indo, não sabemos nem mesmo se queremos ir. Às vezes passamos da nossa parada habitual e descobrimos novos lugares. De vez em quando desistimos no meio caminho e temos que voltar tudo de novo. E outras tantas vezes ficamos na plataforma, observando o ritmo das pessoas, analisando as linhas e escolhendo a melhor opção. Nenhuma dessas situações é errada ou pior que a outra, pois em todas elas estamos em movimento (mesmo que o movimento seja apenas dos outros). Por isso, se você ainda não sabe para onde ir ou está em dúvida se está na linha certa, pense, analise, observe e, se necessário, volte. Só tome cuidado para não cair no buraco!

Please, mind the gap!



Nenhum comentário:

Postar um comentário