quinta-feira, 26 de abril de 2012

Tempo

Uma das coisas que mais gosto de fazer é planejar as coisas. Adoro criar tabelas com os horários de todas as atividades que gostaria de fazer. Nessas linhas consigo organizar todo o meu dia e assim acho tempo para a dormidinha durante o Vale a Pena Ver de Novo, para os lanches de 3 em 3 horas, para a minha caminhada aquática. Mas acontece que gasto hooooras fazendo essa tabela (sim, eu sou meio freak e crio a tal da tabela no Excel!) e depois não consigo cumprir. O mesmo acontece com as tarefas que escrevo na agenda. Todo dia tenho uma lista de atividades que foram marcadas para que nada fique para a última hora, para que tudo dê certo. Mas o problema é que eu não funciono assim! Se não é para agora, para quê que eu vou adiantar? Ah... isso é para amanhã, dá tempo de entrar no Facebook rapidinho (e lá se vão 2 preciosas horas...).

O problema é que eu não confio em mim e muito menos aprendi com meus erros. Se eu fiz aquela lista de coisas é porque eu sabia quanto tempo me faltava, eu calculei tudo (como disse, adoro planejar!) e escolhi meticulosamente as datas. Mas na hora de executar a tarefa parece que eu esqueço desse meu dom organizador e decido mudar tudo, achando que ainda tenho tempo (se eu tivesse tempo, aquela atividade não estaria naquele dia, e sim mais pra frente!!!). E o pior é que eu SEMPRE faço isso e sempre dá errado. Aí, no final, você encontra uma Daniela com cara de exausta, morrendo de dor de estômago e fazendo tudo as pressas e pelas coxas. Precisa disso???

Como estou desempregada, tenho a preciosa oportunidade de decidir o que fazer com os meus dias. Ou seja, eu posso escolher quando quero ir ao clube, ao banco, ao shopping, ao supermercado.... tudo depende só de mim. E ontem eu percebi que mesmo assim eu estou sempre atrasada! Não me atrasei porque minha chefe me segurou, nem porque tive que passar no supermercado e esse era o único horário. Eu me atrasei porque fiquei enrolando na cama, porque estava fazendo nada no Facebook, porque achei que ia dar tempo! Parece que quanto mais tempo eu tenho, menos coisas úteis eu faço.

E eu não entendo de onde vem esse meu apego ao atraso. Afinal, sou super ansiosa (o que não combina com a espera) e fui criada por uma mãe extremamente pontual (ela sofre com atrasos até mesmo quando não está envolvida). Na verdade, acho que estou sempre atrasada porque não tenho obrigações formais com o tempo. (Olha só que ironia da vida, ontem eu estava aqui reclamando das formalidades burocráticas que me atrasam a vida e agora estou culpando a liberdade pelo meu atraso). Mas tenho que, pelo menos, levar em conta (e valorizar) as obrigações que tenho comigo! Quantas pessoas não gostariam de ter mais tempo para fazer um curso de culinária, para pesquisar coisas na internet, ou simplesmente para ir ao cinema? Eu me incluo nesse grupo que sonha em realizar essas coisas, só não tenho tempo! Meu desktop está cheio de links interessantes que quero ler, de cursos para me inscrever, de livros para comprar...

Mas agora estou mais tranquila, fiz uma tabela e tenho certeza que vai dar tempo de fazer tudo! 

"Tempo amigo, seja legal..."



2 comentários:

  1. Meu Google Chrome deu pau, então desinstalei e migrei pro Firefox.
    Aí perdi a segunda-feira inteira organizando minha barra de favoritos, prometendo que vou ler blogs e sites de mais conteúdo daqui pra frente... Não abri nenhum ainda, mas Katylene e Te Dou um Dado - que nem estão na barrinha - já foram acessados umas 20 vezes cada...

    ResponderExcluir
  2. Dani, esse post lembra a minha infância. Meu pai, me fazia fazer uma agenda de horários para as atividades quando criança(brincar, dormir, estudar, tocar teclado, ver tv, etc)... Uma das frases que ele sempre diz e eu sigo é: "Você tem tempo para tudo, basta se planejar!". Só que eu também já percebi na pele que não basta planejar, tem que executar dentro do prazo e fazer valer o planejamento... e atrasos, correria e "ultima hora" deixam nossa vida com mais emoção! o que não vale é deixar de fazer.

    ResponderExcluir