quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mitos modernos

Os mitos sempre estiveram presentes na vida das pessoas. Segundo a Wikipédia (minha maior fonte de conhecimento), mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma cultura, que procura explicar o mundo. Mas a definição que realmente influencia a minha vida e me interessa é a versão "pejorativa" (claaaaro!): "crenças comuns, consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso". O problema é que eu não consigo aceitar a essência do mito. Para mim, eles são reais, atingíveis e comprovados!


Sempre ouvi dizer que as loiras chamam mais atenção e conquistam todos os homens. Fiz luzes, abandonei os cachos (não queria correr o risco de errar em nenhum quesito) e me apaixonei por um homem que adora cabelos escuros e com ondas. Me matriculei em cursos culinários e de dança de salão porque, teoricamente, são atividades ótimas para se encontrar o par perfeito. Continuo solteira! Sem contar os outros tantos mitos que tomam conta das nossas vidas e nos obrigam a fazer sacrifícios em busca da imagem/sensação/vida perfeita. (Quem nunca se desdobrou - literalmente - para fazer um 69 inesquecível e saiu com a sensação de que nada foi legal - nem fazer nem receber? Sim, vamos aceitar, o 69 delicioso é mais um mito da vida moderna!).


Apesar de irreais, penso que os mitos servem para nos inspirar. Ainda não quero desistir da ideia de que posso trabalhar com paixão, fazendo o que gosto, e ser bem sucedida (o Luciano Huck não faz isso?). E também não abro mão de acreditar na minha alma gêmea, no amor para a vida toda (e realmente desejo que ele já esteja a caminho!). Sim, existem alguns mitos que podem fazer bem e que espero, do fundo do meu coração, que não sejam apenas histórias de um universo fictício. Mas acho que até fazendo o que gosto, o trabalho será duro. E tenho certeza que o meu amor não vai durar a vida inteira sem esforço, sem consentimento, sem ser regado e cultivado. 


Acho que o mais importante é absorvemos o que os mitos têm de melhor: a crença em um mundo perfeito. Sem deixar que isso nos sufoque ou nos guie cegamente. Cabe a nós transportarmos essa ideia para o nosso dia a dia, para as nossas ações e desejos. Lembrando sempre que o nosso mundo é real, mas a essência pode ser mágica!

Um pouquinho de encanto para o nosso dia...








Nenhum comentário:

Postar um comentário