quarta-feira, 27 de junho de 2012

Idade


Existem três coisas que, inevitavelmente, vêm com a idade: rugas, experiência e serenidade. A maioria das pessoas têm medo de envelhecer (principalmente as mulheres), mas eu, desde pequena, invejo esta última aquisição, a certa serenidade que o passar do tempo traz consigo. Lembro de em vários momentos desejar estar casada para acabar de vez com a ansiedade da paquera (e principalmente com a dor do rompimento), querer estar no final da minha carreira para cessar essa dúvida constante, sonhar com meus filhos crescidos para não ter que passar pela dor de vê-los sofrer. 


Mas a verdade é que o tempo não tira de nós nenhum sofrimento, ele só te ensina a conviver melhor com eles. Hoje mesmo (sei que não sou nenhuma vovózinha), olho para trás e acho graça de algumas situações em que achei que era o fim do mundo, em que sofri como se não houvesse amanhã. E tenho certeza que minha mãe tem vontade de rir quando chego em casa trisitinha por alguma coisa que ela considera bobagem. Porque o tempo tem isso de bom, traz o aprendizado, a visão a longo prazo, a postura crítica em relação às coisas e às pessoas. E é isto que nos faz aproveitar a paquera sem tanta pressa, sofrer com o fim do namoro sem tanto drama, aceitar os riscos de um emprego novo sem tanta ansiedade e, principalmente, se aceitar sem tanta cobrança (como eu quero chegar neste estágio!!!). Não é que o sofrimento era menor antes, você é que está mais preparada hoje.


Sem contar que com o passar do tempo não aceitamos certas coisas nem estamos dispostas a passar por determinadas situações. Não me imagino mais acatando as imposições de namorados, correndo atrás de um paquera que me trata mal, rastejando pelo perdão de uma amiga ou querendo morrer porque falaram mal de mim. Se já sofri com isso tudo, porque vou passar por isso de novo? A cada dia prezo mais o meu bem estar.


Mas não adianta alertar as amigas, dar conselhos para o irmão ou tentar mostrar a "realidade" para a prima. O tempo é pessoal e intransferível. Cada um só aprende quando vive. E é exatamente por isso que não escutamos os conselhos das nossas mães e sempre corremos o risco de ouvir um "eu te avisei". Elas sabem, mas precisamos viver para sabermos também. 


E assim vamos seguindo, cada vez mais devagar, mas cada dia mais próximas ao rumo certo. Porque se ao envelhecer vamos perdendo a pele lisa, a rapidez nos movimentos e a cor dos cabelos, ganhamos o equilíbrio e a serenidade. E acho esta uma troca mais do que justa!


"Nem vem tirar meu riso frouxo
com algum conselho
que hoje eu passei batom vermelho"

2 comentários:

  1. Adorei Daniela!!! Parabéns pelo texto lindo e por compartilhar a sua visão da vida com todas nós! Bjos da Carol (amiga da Carolzinha!)

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo q vc gostou!
    Continue por aqui!!!
    Bjão

    ResponderExcluir