sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vontades

Sempre ouvi dizer que vontade dá e passa. Eu até concordo com o ditado, o problema é quando ela demora a passar. 


Porque existem vontades que são facilmente distraídas - é tão simples transformar a vontade de ir malhar em um filme com pipoca ou enganar a vontade de sorvete com um copo de yogoberry. E existem aquelas vontades que são facilmente realizáveis (aliás, tenho uma amiga que diz que devemos aproveitar esta facilidade e sempre realizar esses pequenos desejos), como comer uma panela de brigadeiro, estourar plástico bolha, espremer uma pasta de dente novinha (desejo prontamente realizado por essa minha amiga!). O que pesa são as vontades inoportunas, impróprias e impertinentes. 


Quem nunca ficou se coçando para ligar para o ex, mesmo sabendo que isso jogaria por água a baixo todo o seu discurso de "nunca mais me liga", "nunca mais vou te procurar", "essa é a última vez que ficamos" (como somos dramáticas)? E quem nunca teve vontade de comer uma barra de chocolate inteirinha logo no primeiro dia de dieta? E o pior é que nesses casos a vontade não passa com um telefonema para a amiga ou com um copo de suco. Estes desejos são fortes e impetuosos, parecem que só vão desaparecer quando forem atendidos. Mas a verdade, é que nenhuma vontade é maior que a sua própria. 


E é assim que tenho aprendido a controlar meus impulsos suicidas (sim, porque ligar para um ex que não presta, comprar a loja inteira ou "soltar sem querer" para aquela menina chata que ela é corna podem acabar com a sua vida!). Toda vez que eu tenho uma vontade inapropriada, eu penso em uma vontade maior. Quando tenho um impulso de ligar para ele, penso no que eu quero para mim, na vontade que eu tenho de encontrar alguém que me faça mais feliz; no momento em que estou abrindo um pacote de Passatempo, foco na minha vontade de ser magra e gostosa; na hora que penso em "soltar" uma maldadezinha gratuita... ainda não descobri nenhuma vontade maior.


Acho que esse é o caminho para tentar controlar os impulso: pensar mais a longo prazo (vale lembrar que este método fica seriamente comprometido com a ingestão de álcool). Mas se você não resistiu e acabou caindo em tentação, não se desespere! Como li em um jornalzinho dos Vigilantes do Peso, "é preciso aprender a recomeçar depois de um tropeço".

ASSISTAM!!!



2 comentários:

  1. Dani, quando eu penso em falar mal de alguem penso como vale a pena ser considerada uma pessoa equilibrada, de bem com a vida e que sabe ver os dois lados da moeda. Tem me ajudado.... Um dos meus maiores objetivos na vida eh aprender a nao julgar ninguem... é difícil demais

    ResponderExcluir
  2. Poxa dani, achei que voce ia falar de sexo!

    ResponderExcluir